42
O cenário da ovinocultura capixaba foi o tema destinado à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) no 1º Curso Teórico Prático em Avaliação da Eficiência Reprodutiva de Ovinos, realizado pela Unesc nesta sexta-feira (28), em Colatina.
O evento teve como objetivo abordar a atualização e manejo reprodutivo e a avaliação de reprodutores ovinos. O curso visou também à instrução dos alunos para a prática que permite diagnosticar a gestação.
"Mostramos que a ovinocultura é importante em nosso Estado e um dos desafios é o aspecto de seleção genética e reprodução. Esse curso pretende oportunizar isso aos produtores", ressalta Nilson Nunes, professor especialista em produção de ruminantes no Ifes.
O curso, que contou com a presença de 150 pessoas, contou com uma palestra sobre o mercado de ovinos com o secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto. "A nossa intenção aqui foi a de contar um pouco sobre a ovinocultura, da porteira para fora. Falamos de expectativas de mercado e sobre o crescimento, o que é tendência fora do Espírito Santo e até mesmo do país. Foi gratificante poder falar para alunos e técnicos de agronomia, zootecnia e medicina veterinária”.
Daniel Borges