Estudantes de escolas da zona rural do município de Linhares que participaram dos concursos de desenho e redação do Programa de Educação Ambiental (PEA) realizado, nos últimos dois meses, pela Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários do Espírito Santo (Assoagres), em parceria com o Inpev e a Secretaria Municipal de Educação, conheceram os vencedores do projeto na última quinta-feira (20) durante anúncio dos resultados ocorrido na AgroExpoNorte, no Parque de Exposições de Linhares.
A estudante Mylena Santos Claudino, da Escola Campos Verdes, localidade de Chapadão, zona rural de Linhares, foi a vencedora do Concurso de Redação com texto intitulado “O problema do lixo” abordando a reciclagem. No concurso de Desenho, a estudante Larissa Machado Porto, também da Escola Campos Verdes, foi a vencedora. Os alunos envolvidos no PEA participaram dos concursos de desenho e redação com base no conteúdo dos kits educativos que foram trabalhados em sala de aula das 45 escolas localizadas na zona rural do município envolvendo cerca de 1.100 alunos.
De acordo com a pedagoga da equipe de projetos da Secretaria de Educação de Linhares, Rosimar Caldeira de Souza, a iniciativa foi bastante positiva, pois contribuiu no aprendizado dos alunos. “A participação dos estudantes realizando os trabalhos foi motivo de muita alegria. A abordagem da reciclagem e do correto destino dos lixos, como é o caso das embalagens de defensivos utilizadas no campo, possibilita que eles aprendam e leve a mensagem para as famílias”, diz a pedagoga.
As duas estudantes vencedoras irão participar da etapa nacional dos concursos que reconhecerá os três melhores trabalhos de desenho e de redação do Brasil, além de suas respectivas escolas e professores. “É um momento de felicidade poder promover essas ações de educação ambiental nas escolas da zona rural abordando reciclagem e devolução de embalagens vazias de defensivos, entre outros pontos. Há vários anos, a Assoagres trabalha nesse sentido e continuará promovendo essas ações para multiplicar essa mensagem”, destacou Olivério Poltronieri Neves, diretor da Assoagres.
Redação Campo Vivo