Um total de 76 animais da raça Nelore, entre bezerro, novilha menor, novilha maior, fêmea jovem, fêmea adulta, progênie de mãe, bezerro, júnior menor, júnior maior, touro jovem, touro sênior e progênie de pai, participam da etapa regional do ranqueamento de nelore que acontece durante a Agro ExpoNorte, maior feira do agronegócio do Norte Capixaba. O julgamento contará pontos para o Ranking Estadual e Nacional da raça.
Para julgar os animais, está em Linhares Murilo Miranda, juiz oficial da Associação Brasileira de Criadores de Zebuínos (ABCZ). Murilo explica a importância do ranqueamento para os criadores da raça. “O objetivo desse julgamento é fazer um comparativo dos trabalhos de melhoramento genético feitos pelos criadores. E o mais importante, agregar valor ao rebanho, para um leilão, por exemplo, disse Miranda. Ao todo a exposição de Nelore, durante a Agro ExpoNorte, conta com aproximadamente 100 animais do Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia.
Nesta quinta feira aconteceu a avaliação dos Progênies de Pai e Mãe. Na sexta (21), acontece o julgamento das demais categorias, e no sábado, (22), o julgamento dos grandes campeões.
A final do Ranking Nacional acontece durante a Expoinel, que acontece em Uberlândia em setembro.
Sobre o Ranking Nacional Nelore
Criado em 1993 o ranking está em sua 21ª edição, e tem como objetivo fomentar a raça Nelore no Brasil e valorizar o trabalho desenvolvido pelos criadores. Os campeonatos dos Rankings Regionais e Nacional contabilizam as pontuações obtidas através dos julgamentos raciais realizados nas exposições oficializadas pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, ACNB, em todo o país.
Rosi Ronquetti