Confira o editorial com os destaques da edição:
Conceitos divergentes
O assunto rende debates polêmicos e teses variadas. O uso de produtos químicos no combate a pragas e doenças no cultivo de alimentos gera controvérsias e afeta imagem do setor rural. A matéria de capa desta edição abordou o tema considerando as alegações de órgãos da saúde e ouvindo especialistas da área agronômica e de entidades reguladoras. A resposta que descobrimos para a questão acima foi uma só: é preciso pesquisar e escutar os diversos atores envolvidos neste assunto antes de sair acusando ou defendendo algum lado.
Por falar em doença, um protozoário conhecido como Trypanosoma está atacando rebanhos no Espírito Santo e causando prejuízos em pecuaristas. Os animais afetados morrem rapidamente se não tratados adequadamente.
Outra polêmica recente foi a liberação da importação de café do Peru autorizada pelo governo federal que depois voltou atrás na decisão. Uma operação inédita atendendo demanda da indústria deixou o setor produtivo contrariado e gerou muito debate na cafeicultura.
O café traz uma novidade nesta safra de 2015. A mecanização da colheita chegou, definitivamente, nas lavouras de conilon. Mesmo com alguns avanços necessários, as máquinas já invadiram os cafezais. Confira mais detalhes nas próximas páginas que ainda traz o novo ciclo do cacau no Espírito Santo. A renovação das lavouras e diferenciação de produto são as apostas do setor para um novo momento da atividade.
A entrevista especial é com Giampaolo Buso, diretor da Paripassu, empresa que desenvolve soluções para a rastreabilidade dos alimentos, e consultor da ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados. Na entrevista, Buso aborda novas tendências do mercado de alimentos.
Com a chegada do inverno, Dona Lenita preparou uma receita simples e muito gostosa para a estação: o cappuccino caseiro, fácil de fazer e uma boa pedida para vários momentos em família, como durante a leitura dos ótimos textos dos nossos colunistas nesta edição com conteúdo analítico sobre temas relevantes do agronegócio.
Bom cappuccino e boa leitura!
Franco Fiorot
Diretor/Editor