Foi registrado no Brasil o herbicida Mesotriona Nortox (Mesotrione) para as culturas do milho e cana-de-açúcar. O deferimento do pedido foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (22.08), com a autorização da Secretaria de Defesa Agropecuária sob o registro número 17517.
O Mesotriona Nortox tem formulação de Suspensão Concentrada (SC) e modo de ação seletivo e sistêmico. O produto é recomendado para o controle de plantas daninhas como o Capim amargoso (Digitaria insularis), Capim colchão (Digitaria horizontalis), Capim pé de galinha, (Eleusine indica) e Corda de viola (Ipomoea grandifolia), entre outras, no milho.
Na cana-de-açúcar o herbicida controla também Capim colchão e Corda de viola (Ipomoea grandifolia), além de Caruru gigante (Amaranthus retroflexus) e Guanxuma (Sida rhombifolia).
O produto era um dos que estavam na lista de defensivos prioritários para registro em 2017, divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no último mês de Abril. A lista foi estabelecida durante a 2ª Reunião Ordinária do CTA (Comitê Técnico de Assessoramento) da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), com a participação ainda do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) – os três órgãos responsáveis pela liberação de defensivos no Brasil.