
Os preços dos mamões formosa e havaí encerraram julho em direções opostas. De acordo com agentes consultados pelo Hortifrúti/Cepea, apesar do leve aumento na oferta de havaí no Norte do Espírito Santo, a disponibilidade desta variedade segue menor que a do formosa, o que garantiu avanço dos preços na região. Entre 28/07 e 01/08, o havaí 12-18 foi negociado a R$ 1,30/kg, valorização de 6% sobre a semana anterior. Já as cotações do formosa no Sul da Bahia, após mais de dois meses em alta, caíram 38% no comparativo entre as últimas duas semanas, com a fruta comercializada a R$ 2,31/kg.
Além dos sucessivos recentes avanços dificultarem novo aumento, a oferta mais elevada desta variedade frente ao volume disponível de havaí no mercado doméstico impediu reações de preços. Vale destacar que a maior presença de frutas com qualidade inferior por conta dos casos de antracnose e mancha chocolate na região reforçou a pressão sobre os valores.
Para a próxima semana, mesmo com a virada do mês devendo aquecer a demanda pela fruta, o incremento previsto na oferta, dado cenário de tempo firme nas roças, pode limitar eventuais avanços de preço.
Hfbrasil