
Nesta semana (21 a 25/07), as cotações de mamão registraram estabilidade nas principais praças produtoras. Segundo colaboradores consultados pelo Hortifrúti/Cepea, no Norte do Espírito Santo, o havaí 12-18 foi comercializado a R$ 1,22/kg. Mamocultores da região indicam que o volume de oferta permaneceu estável em relação à semana anterior, o que somado a baixa procura pela variedade nas negociações na segunda quinzena do mês de julho, impossibilitou possíveis novos avanços nas cotações.
Em relação a qualidade, produtores relatam aumento dos casos de doenças fúngicas como antracnose e mancha-chocolate frente chuvas em semanas anteriores. Na Ceagesp, as cotações registraram um incremento de 7% em relação à semana anterior, com a variedade havaí 15-18 sendo negociada a R$ 45,00/cx de 8 kg.
Atacadistas relatam que a diminuição de frutas nos entrepostos resultou em melhores preços para as vendas nesta semana. Para as seguintes, apesar do firmamento das temperaturas devendo favorecer a melhora na qualidade dos mamões, as perspectivas são de recuo de preços frente à tendência de baixa na demanda, dada a proximidade do final do mês.
HFBrasil