Abertas inscrições para “Atualizações sobre tutoramento da pimenta-do-reino” em São Mateus

As inscrições do evento, que acontece nesta quinta-feira, dia 15 de maio, são gratuitas

por Portal Campo Vivo
Foto: Marcelo Barreto da Silva

Produtores, engenheiros agrônomos e consultores interessados em aprimorar técnicas de cultivo da pimenta-do-reino, na próxima quinta-feira, 15 de maio, acontece o evento “Atualizações sobre tutoramento da pimenta-do-reino”, em São Mateus/ES. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link https://bit.ly/inscricao_pimenta-do-reino. O encontro será no galpão próximo à pista de Kart, BR-381, sentido São Mateus x Nova Venécia, no km 28, em Nova Aimorés.

A programação começa às 7h com um café da manhã, seguido de palestras e troca de experiências abordando técnicas de tutoramento, o uso da gliricídia (árvore) como tutor vivo, o manejo do tutoramento na pipericultura capixaba e vivências práticas com o produtor Pedro Sacconi que compartilhará sua experiência na condução de poda, um dos principais desafios na lavoura de pimenta-do-reino.

O tema do tutoramento vivo é um assunto novo na região que tem como tradição o plantio em estacas de eucalipto tratado, que inclusive apresenta um custo elevado para implantação.

O evento contará com a participação de duas equipes de pesquisa que apresentarão resultados recentes quanto à implantação do tutor vivo. Uma delas é a Embrapa do Pará, que possui experimentos há anos na área, e outra, o Ifes Campus Montanha que desenvolve o Programa de Manejo do Tutoramento da Pipericultura Capixaba, informou o professor da Ufes Campus São Mateus, Dr. Marcelo Barreto da Silva.

Quer receber as principais notícias do agro capixaba e nacional no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Portal Campo Vivo!

“O tutoramento vivo traz dois benefícios: o primeiro é a redução do custo de implantação da lavoura e o segundo, a redução do estresse. Temos casos, este ano e ano passado, de altas temperaturas que acabam comprometendo a planta, causando a queima. Então, o benefício seria a redução do estresse térmico da insolação”, explica o professor.

O evento busca fornecer subsídios aos produtores que estão no caminho do tutor vivo e desejam adotar técnicas mais sustentáveis e eficientes, contribuindo para a melhoria da qualidade e competitividade da pimenta-do-reino capixaba no mercado nacional e internacional.

Programação completa:

  • 7h – Inscrições e café da manhã
  • 8h – Atualizações sobre tutoramento da pimenta-do-reino, com o Prof. Dr. Marcelo Barreto da Silva, da Ufes Campus São Mateus
  • 8h30 – Gliricídia: propagação e uso como tutor vivo, com o Prof. Dr. João Paulo Both, da Embrapa Amazônia Oriental
  • 9h30 – Café com Prosa
  • 10h – Programa de Manejo do Tutoramento da Pipericultura Capixaba, com o Prof. Dr. Waylson Z. Quartezani, do Ifes Montanha
  • 11h – Experiência do produtor Pedro Sacconi
  • 12h – Encerramento

Redação Campo Vivo

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar