Carga de laranja com documentação alterada é impedida de entrar no estado

por Portal Campo Vivo

Uma carga com 15 mil quilos de laranja pêra, proveniente de Ubirajara (SP), foi impedida de entrar no Espírito Santo por estar com a Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV) adulterada. A identificação foi feita pela equipe do Posto de Fiscalização do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) nesse domingo (1º), em Iúna, na divisa do Estado com Minas Gerais.

Ao consultar a PTV no sistema próprio, não foi localizada a referida documentação, que é obrigatória para o trânsito interestadual dos frutos. A PTV é fundamentada por um Certificado Fitossanitário de Origem (CFO), sem o qual não é possível garantir a sanidade do produto. A partir do CFO, que é emitido por um engenheiro agrônomo habilitado, é possível saber se a carga está adequada, evitando a disseminação de pragas que possam afetar as lavouras.

A carga foi impedida de entrar no Espírito Santo, sendo obrigada a retornar à origem. Os agentes de fiscalização do Idaf acompanharam o veículo até o Posto do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA/MG) para notificá-los do rechaço e registraram boletim de ocorrência junto à Polícia Militar por ocasião da falsificação do documento. O responsável também foi autuado.

 Barreira sanitária

O Idaf conta com quatro postos de fiscalização localizados nas divisas com os Estados de Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. A fiscalização é realizada diariamente em veículos de transporte de cargas que entram ou saem do Estado, a fim de promover um efetivo controle fitossanitário e de epidemias agropecuárias.

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar