PIB veio um pouco abaixo do esperado, mas a economia está voltando, diz Guedes

por Portal Campo Vivo

Agropecuária é a única que está crescendo no ano, puxada pela soja

O ministro da Economia, Paulo Guedes, admitiu que o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre do ano veio abaixo do esperado. No entanto, ele voltou a dizer que a alta, ante a queda no trimestre anterior, reforça o retorno forte da economia.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a economia brasileira avançou 7,7% no terceiro trimestre de 2020, na comparação com o trimestre anterior.

De acordo com o levantamento a agropecuária é a única que está crescendo no ano, puxada pela soja. No acumulado do ano houve alta de 2,4%. Neste terceiro trimestre a atividade teve recuo de 0,5% , uma consequência do ajuste de safra.

“A economia está voltando em ‘V’. Houve revisões de trimestre anteriores que previam um crescimento acima. (No terceiro trimestre) Veio um pouco abaixo do esperado mas o fato é que a economia está voltando”, afirmou nesta quinta-feira (3).

O resultado também veio abaixo das expectativas do mercado financeiro, que esperava uma alta entre 8,5% e 9%. Por outro lado, o avanço tirou o país da recessão técnica, iniciada após dois recuos nos trimestres anteriores.

Porém, a alta não é suficiente para compensar a forte queda de 9,6% no segundo trimestre (número revisado pelo IBGE, nesta quinta-feira). Assim, no acumulado do ano, a atividade econômica acumula perda de 5% de janeiro a setembro, em relação ao mesmo período de 2019.

CNN Brasil

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar