IPEA diz que tabelamento de fretes já impacta na inflação

por Portal Campo Vivo

O tabelamento dos preços do frete, instituído pela Medida Provisória (MP) 832, já traz impactos para toda a sociedade brasileira, e não apenas ao setor agropecuário.

A análise está na carta de conjuntura divulgada nesta quarta (18) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), que avaliou os fatores determinantes da maior alta para junho, d esde 1995, dos preços dos alimentos consumidos no domicílio.

A alta nos preços dos alimentos fez a inflação dos últimos 12 meses saltar de 2,85% para 4,39% levando à perda de poder aquisitivo da população mais pobre, que gasta maior parcela da sua renda com produtos alimentares.

Em nota anterior, publicada em 5 de junho, o IPEA já alertava para os impactos adversos da greve dos caminhoneiros na oferta de produtos agropecuários. O estudo divulgado agora vai além e associa o aumento dos preços desses produtos à adoção do tabelamento de preços dos fretes.

Segundo o IPEA, o tabelamento de fretes, além de encarecer os preços dos produtos agropecuários, dificulta a entrega de fertilizantes e adubos aos produtores no início do ano-safra, e particularmente no momento da liberação de crédito de custeio – utilizado para aquisição de insumos para o plantio – que começa em setembro.

O impasse sobre os preços dos fretes têm impedido a chegada de 27 milhões de toneladas de fertilizantes já que mais de 80% desses produtos utilizados no Brasil são importados, chegam basicamente por oito portos e percorrem até dois mil quilômetros até as propriedades rurais.

CNA

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar