Desregulamentação aumentaria financiamento de bancos privados ao agronegócio

por Portal Campo Vivo

00FINANCIAMENTO_VBP_06De acordo com o presidente do Santander no Brasil, Sérgio Rial, os bancos privados poderiam ampliar o financiamento aos agronegócio se houvesse uma desregulamentação das aplicações destinadas ao crédito rural. Segundo ele, essas operações hoje são engessadas pelas exigibilidades dos depósitos à vista no sistema financeiro.

A exigibilidade é uma regra do governo federal que determina que um percentual mínimo dos depósitos bancários à vista e em Poupança Rural devem ser direcionados ao crédito agrícola, explica a Agência Datagro.

Segundo Rial, a desregulamentação baratearia o financiamento ao campo, porque daria mais autonomia aos bancos e mais disponibilidade de recursos, o que resultara em juros mais baixos. “O fato é que hoje as instituições financeiras não investem como deveriam no agronegócio, devido a este cenário. E há um potencial enorme no segmento”, disse ele.

Hoje há uma hegemonia do financiamento oficial, mas observa-se também o crescimento da participação das empresas por meio de operações de barter [troca de insumos pela produção]. De acordo com o executivo, o governo deveria se “focar mais no seguro rural do que no crédito”.

Agrolink

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar