
Um novo projeto do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES), leva saúde bucal para os produtores rurais do interior do estado. Com o serviço de prótese dentária, o Sistema Faes / Senar / Sindicatos Rurais visa mudar o sorriso — e a vida — de quem não tem condições.
Foi o caso do Reginaldo Alves, de Rio Novo do Sul. O produtor de café e banana, que acorda cedo para produzir o alimento que o capixaba põe na mesa, tinha o sonho de ajeitar os dentes, mas não tinha dinheiro o suficiente. Foi aí que o Senar-ES entrou na história. A ação gratuita permite que o público tenha atendimento especializado na área.
De acordo com a analista técnica do Senar-ES responsável pelo Programa de Saúde, Munik Muniz, o projeto é sobre saúde, funcionalidade e autoestima no dia a dia do produtor. “Essa é uma ação voltada para a melhoria da qualidade de vida dos nossos produtores rurais. É mais uma entrega do Sistema Faes / Senar-ES levando dignidade e inclusão a quem vive e trabalha no campo”, destaca.
O projeto, inédito e exclusivo do Senar do Espírito Santo, atende desde a primeira consulta do público rural, na qual se faz a avaliação do paciente e a moldagem de cada prótese dentária, seguindo por todo o processo de preparação e confecção da prótese, até a prova e a implementação.
Por meio do Programa, Sr. Reginaldo, que acreditava ter um sonho inalcançável, pôde ver seu desejo ser realizado, e agora é só elogios.
“Eu só quero agradecer muito a essa equipe que realmente é nota 10. Do passado para o presente, estou achando tudo lindo. Me sinto perfeito. Aquilo que faltava em mim, eles vieram e trouxeram”, desabafa.
Todo o procedimento é feito dentro do Programa de Saúde do Homem e da Mulher Rural, que acontece periodicamente em diferentes municípios do Espírito Santo. Confira as datas e locais dos próximos eventos:
30/08 – Águia Branca
20/09 – Afonso Cláudio
18/10 – Itaguaçu
08/11 – Presidente Kennedy
29/11 – Pancas
Assessoria de Imprensa