Setor de cafés especiais pode obter US$ 107,2 mi com evento em Genebra

Empresários brasileiros esperam concretizar mais US$ 87,5 mi nos próximos 12 meses

por Portal Campo Vivo
Foto: divulgação Cecafé

Empresários brasileiros do setor de cafés especiais realizaram US$ 19,719 milhões em negócios presenciais e esperam concretizar mais US$ 87,480 nos próximos 12 meses, podendo obter US$ 107,2 milhões com a participação na World of Coffee, realizada pela Specialty Coffee Association (SCA) em Genebra, Suíça, entre 26 e 28 de junho de 2025. A participação da delegação nacional no evento se deu como ação do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, desenvolvido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, em inglês) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

O volume desses negócios se deu através de 921 contatos comerciais, sendo 561 novos, que foram realizados no estande do país na feira, que é considerada a maior para cafés especiais da Europa. Em relação à edição anterior, ocorrida em Copenhague, Dinamarca — 782 contatos, sendo 463 novos —, esse relacionamento comercial apresentou crescimento de 18%.

Ao todo, 31 empresários da comunidade do café especial do Brasil, representando produtores, cooperativas e exportadores, marcaram presença na World of Coffee, fazendo networking e negócios no espaço que BSCA e ApexBrasil disponibilizaram a eles, com bancadas individuais, sala de reuniões e brew bar em um estande coletivo, onde também foram realizadas sessões de cupping, encontros, contatos comerciais e negócios.

No brew bar, foram servidos cafés especiais de diferentes origens produtoras, com pontuação superior a 86 pontos, representando a diversidade sensorial do país. Eles foram cultivados por associados da BSCA e cafeicultoras brasileiras, fomentando a valorização da atuação feminina na atividade. O espaço também contou com uma experiência sensorial guiada pela especialista Letícia Paiva, conectando cafés especiais brasileiros a ingredientes típicos nacionais, como rapadura, castanhas e frutas, ajudando a promover o terroir do Brasil de forma sensorial e educativa.

O diretor executivo da BSCA, Vinicius Estrela, recorda que a apresentação do produto de várias regiões cafeeiras visa fortalecer a imagem de diversidade, alinhada à sustentabilidade, à qualidade e à rastreabilidade existentes no Brasil e oferecer ao público uma imersão que vai além das experiências sensoriais. “Temos levado à realidade dos consumidores europeus novas origens produtoras, cultivares, processos de produção, colheita e pós-colheita, além de características unas, típicas de cada uma dessas regiões, e a história dos produtores e dos cafés especiais dessas origens. Como a Europa é o principal mercado do setor de café especial brasileiro, a World of Coffee é o cenário ideal para fortalecermos esse posicionamento focado em diversidade, sustentabilidade, qualidade e rastreabilidade”, explica.

MISSÃO COMERCIAL DAS MULHERES PRODUTORAS
As atividades de promoção e negócios em Genebra também incluíram uma missão comercial exclusiva para mulheres produtoras, iniciativa desenvolvida pelo projeto de BSCA e ApexBrasil em parceria com a Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA, em inglês) nos dias anteriores à feira. A missão reuniu produtoras com diferentes perfis e teve o objetivo de proporcionar intercâmbio, visibilidade e oportunidades de negócios.

A programação incluiu visitas técnicas a torrefações e cafeterias de referência no mercado suíço, como Mame e Horace, onde as cafeicultoras puderam conversar com os proprietários a respeito do comportamento do consumo local, valorização das certificações, marketing e a percepção existente sobre o café brasileiro pelos consumidores.

Para compreender a dinâmica de compra, exposição e comunicação dos cafés especiais no varejo suíço, foram realizadas visitas a outros estabelecimentos, como Filomena, The Barista Lab e Universe Specialty Coffee Shop. Também houve um encontro institucional na Organização Mundial do Comércio (OMC), com debate sobre desafios do setor cafeeiro no cenário global, especialmente para as mulheres na produção.

A derradeira ação invadiu o cronograma da feira, com a realização de um cupping exclusivo no estande do Brasil na World of Coffee, que teve foco nos cafés das produtoras participantes, todos certificados pela BSCA. A sessão de degustação contou com a presença de compradores internacionais e teve como ponto alto a participação da presidente executiva da Swiss Sustainable Coffee Platform, Anita Aerni, que promoveu um bate-papo com as cafeicultoras brasileiras sobre projetos conjuntos e os desafios da sustentabilidade na cadeia produtiva.

BRAZIL. THE COFFEE NATION
O projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, realizado pela BSCA em parceria com a ApexBrasil, tem como foco a promoção comercial do café especial brasileiro no mercado internacional, reforçando os pilares de qualidade, diversidade e sustentabilidade. A iniciativa tem o objetivo de apresentar o Brasil como uma nação dotada dos recursos naturais essenciais para o cultivo dos melhores cafés e que investe ativamente para atingir os mais altos requisitos de qualidade, de forma sustentável e em observância a rígidas normas de direito social e ambiental.

Quer receber as principais notícias do agro capixaba e nacional no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Portal Campo Vivo!

Com vigência até agosto de 2025, uma das prioridades do projeto será investir em ações de qualificação e diversificação, com foco no apoio aos produtores de café canéfora (robusta e conilon) do país, nas certificações de qualidade e de sustentabilidade e nos cafés produzidos por mulheres, fomentando a equidade de gênero na cafeicultura brasileira e a capacitação de provadoras profissionais de café. O projeto atual tem como mercados-alvo: i) África do Sul, Austrália, China, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Malásia, Polônia, Rússia e Taiwan para os cafés crus especiais; e ii) Canadá, Chile, China e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem.

As empresas que ainda não fazem parte podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através dos telefones (35) 3212-4705 / 99824-9845 / 99879-8943 ou do e-mail info@bsca.com.br.

Comnicação Cecafé

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar