
Destaque na economia capixaba, o café e sua cadeia produtiva poderão ser abordados nas salas de aula das escolas estaduais do Espírito Santo. A medida consta no Projeto de Lei (PL) 243/2025, do deputado Alcântaro Filho (Republicanos).
O texto destaca a importância da valorização do fenômeno da cafeicultura no ensino regional, incluindo não só aspectos econômicos, mas também históricos e culturais. “Ao destacar o papel dos pequenos produtores e comunidades tradicionais, o projeto promove a preservação das práticas agrícolas sustentáveis e a valorização das tradições locais”, destaca o deputado.
O texto também visa à interdisciplinaridade, isto é, uma integração entre diferentes matérias para tratar do tema, abordando tópicos como a história do café capixaba, as etapas da cadeia produtiva ou as práticas sustentáveis e inovações tecnológicas na produção do café.
“O presente projeto de lei visa suprir essa lacuna [do ensino sobre a cadeia produtiva de café], aproximando os jovens da principal atividade econômica do estado e reforçando a importância do café capixaba como patrimônio cultural, econômico e histórico”, argumenta Alcântaro Filho na justificativa do PL.
Conforme o texto, caberá à Secretaria de Educação (Sedu) a capacitação de professores sobre a temática, a elaboração de material didático e a promoção de visitas técnicas e atividades práticas em propriedades cafeeiras, cooperativas e centros de pesquisa.
“[…] este projeto busca integrar a educação formal com a realidade local, valorizando o café capixaba como símbolo de identidade estadual e vetor de desenvolvimento econômico. Ao investir no conhecimento e na valorização das cadeias produtivas regionais, estamos preparando uma geração mais consciente, engajada e capacitada para os desafios do futuro”, reforça a justificativa.
O projeto segue em tramitação e será votado após receber parecer das comissões de Justiça, de Educação, de Agricultura e de Finanças.
Ales