Com o objetivo de discutir a possibilidade do retorno do núcleo acadêmico da Faesa ao município, o prefeito Esmael Loureiro e o secretário de Educação da Prefeitura de Sooretama, Samuel Nogueira, se reuniram na última sexta-feira (11) com o superintendente da faculdade, Alexandre Nunes Teodoro.
O convite se estendeu a toda à população que tivesse interesse em acompanhar o encontro que foi realizado às 19h30 na Câmara Municipal.
Resultados positivos
Entre os anos de 2005 e 2008, período em que o núcleo permaneceu ativo em Sooretama, cerca de 200 alunos se formaram em agronomia. Os resultados positivos foram obtidos graças à parceria entre prefeitura e a instituição de ensino, que fornecia mensalidades mais baratas aos graduandos.
Também contavam muito a favor da manutenção do núcleo outras vantagens para os estudantes como realizar exercícios práticos em propriedades rurais da região e não precisar viajar até Vitória para as aulas.
Entretanto, o convênio da prefeitura com a instituição foi rompido na gestão passada e as atividades acadêmicas foram suspensas. Agora, a atual administração municipal quer reatar a parceria e voltar a sediar o centro acadêmico, incluindo novos cursos.
“Estamos determinados a reativar o núcleo porque um município em que a economia agrícola é tão relevante, como Sooretama, precisa de profissionais que sejam especializados na área. Se forem nativos daqui, melhor ainda. Enfim, o nível da qualidade de serviços agrícolas será aprimorado”, destacou o prefeito, Esmael Loureiro.
Linhares em Dia