Projeto obriga governo a dar apoio financeiro e ténico ao agricultor familiar

por admin_ideale

A Câmara dos Deputados analisa proposta que obriga o Estado brasileiro a prestar assistência ao agricultor familiar por meio de doação de adubos e sementes e de apoio financeiro para aquisição de máquinas e equipamentos, e para formação técnico-profissional dos produtores.

A medida está prevista no Projeto de Lei 717/15, do deputado Alberto Fraga (DEM-DF). “O objetivo é apoiar uma grande parcela de pequenos produtores rurais deste país, que dia após dia sofrem as intempéries da política agrícola sem nada que possam fazer”, argumenta Fraga.

Para o autor, muitos desses pequenos produtores rurais enfrentam ainda dificuldades para conseguir financiamento em razão do tamanho das propriedades.

Legislação atual
Atualmente, a Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais (Lei 11.326/06) prevê programas de assistência técnica e de apoio a extensão rural voltados para agricultores familiares.

A assistência técnica e a extensão rural estão previstas na Lei 12.188/10, que criou o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (Pronater).

Em relação a sementes e adubos, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) já prevê o financiamento desses insumos a juros baixos (0,5% ao ano).

Tramitação 
O projeto será analisado conclusivamente pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

 

Câmara dos Deputados

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar