Ano de 2022 é marcado por queda nos embarques de banana

por Portal Campo Vivo

Baixa oferta nacional é um dos motivos

As exportações brasileiras de banana se reduziram em 2022. Segundo a Secex, o volume embarcado foi de 10,6 mil toneladas para a União Europeia, queda de 44% frente a 2021. Para o Mercosul, a quantidade foi de 73,9 mil toneladas, queda de 16% na mesma comparação.

De acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea, a diminuição do volume exportado se deve à baixa oferta nacional de nanica no período, que dificultou até mesmo a comercialização no mercado interno, e está relacionada aos impactos climáticos e menores tratos culturais (devido ao alto custo).

Ao menos, a receita das exportações para o Mercosul aumentou em 14% em 2022, já que a baixa oferta no bloco como um todo impulsionou as cotações médias.

Cepea

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar