Colômbia continua sentindo os impactos do La Niña e produção de café tem queda de 13% em março

por Portal Campo Vivo

Números mostram ainda que de janeiro a março, a produção ultrapassou 2,7 milhões de sacas

A produção de café arábica na Colômbia registrou queda de 13% no mês de março, de acordo com dados divulgados pela Federação Nacional dos Cafeicultores (FNC) na tarde desta terça-feira (5). Segundo o relatório, a produção foi de 914 mil sacas. Neste mesmo período no ano passado, a produção foi de aproximadamente 1,1 milhão de sacas.

Mais uma vez, a FNC destacou as condições climáticas fora o ideal. O relatório acrescenta que o mês de março é marcado por uma colheita significativa no país vizinho e o excesso de chuva atrapalhou os trabalhos nas lavouras. Chuvas acima da média são características do fenômeno climático La Niña que segue trazendo preocupação para as principais origens produtoras de café. A Colômbia é o segundo maior produtor de café tipo arábica do mundo.

Os números mostram ainda que de janeiro a março, a produção ultrapassou 2,7 milhões de sacas, volume que representa 16% a menos em relação às 3,2 milhões de sacas produzidas no mesmo período no ciclo anterior.

Já em relação ao volume dos últimos 12 meses, a FNC destaca recuo de 16% com pouco mais de 12 milhões de sacas de 60 quilos. “E no ano cafeeiro (outubro de 2021 a março de 2022), a produção ultrapassou 6,2 milhões de sacas, 18% a menos em relação às quase 7,6 milhões produzidas no mesmo período anterior”, afirma o relatório.

Fonte: FNC

Exportação 

Com relação aos embarques colombianos, o relatório mostrou ligeira queda de 1%, com 1.121.000 sacas de café. “Neste ano, as exportações ultrapassaram 3,1 milhões de sacas de 60kg, 10% a menos em relação aos quase 3,5 milhões exportadas no ano anterior”, afirma.

Nos últimos 12 meses (abril de 2021 a março de 2022), as exportações caíram 6%, para 12,1 milhões de sacas, contra quase 13 milhões de sacas exportadas no mesmo período anterior.

“E no ano cafeeiro (outubro de 2021 a março de 2022), as exportações de café superaram 6,4 milhões de sacas de 60 kg, 10% a menos em comparação com 7,1 milhões de sacas exportados no mesmo período anterior”, finaliza.

2

Fonte: FNC

Notícias Agrícolas

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar