O cacau produzido em Linhares está sendo apresentado a empresários da indústria do chocolate no maior evento mundial do setor, o Salão do Chocolate, que acontece em Paris, na França. O secretário de agricultura de Linhares, Franco Fiorot, está representando o município no evento com o objetivo de fortalecer o produto linharense no mercado exterior. Ele faz parte da Comitiva Nacional da Indústria, que conta com empresários e representantes da cadeia produtiva do cacau no Espírito Santo, Bahia e Pará.
O produtor Emir de Macedo Gomes Filho também representa Linhares no evento. Ele está concorrendo ao título de melhor chocolate do mundo, sendo a única amêndoa brasileira selecionada para o concurso. O resultado do concurso será divulgado na noite desta segunda-feira (30), durante o evento.
O Salão do Chocolate teve início na última sexta-feira (27) e segue até a próxima quarta-feira (1). No último sábado, Franco se reuniu com o vice-presidente da Confederação dos Chocolatiers da França, Christophe Bertrand, para apresentar as amêndoas produzidas em Linhares. A entidade reúne cerca de 1.600 fábricas de chocolate e está em busca de amêndoas de qualidade das regiões produtoras do mundo.
“Os dois dias inicias foram positivos com bons contatos institucionais com potenciais parceiros no Brasil e no exterior e bons contatos comerciais para o setor cacaueiro. Estamos conhecendo as inovações do segmento chocolate e aproximando fábricas da Europa com nossa região produtora. Estou confiante no avanço dos resultados para o setor através das ações planejadas em Linhares junto com as entidades do setor para agregar valor ao nosso cacau”, disse o secretário.
Redação Campo Vivo