Há quase três meses em construção, a barragem do distrito de Guaraná, em Aracruz, entra na reta final. Após concluído, o reservatório terá capacidade para armazenar até 120 mil litros d’água e vai atender mais de duas mil pessoas que residem no distrito. Segundo a Secretaria de Agricultura, pelo menos 80% do projeto já está concluído e a fase de acabamento de toda a estrutura chegará ao fim ainda no mês de junho.
Guaraná é uma das comunidades que mais sofrem com a escassez da água. Em períodos de seca, o abastecimento é feito através de rodízios e a população chega a ficar dias sem água. De acordo com o secretário de agricultura, Renato Sobrinho, a barragem será fundamental para solucionar essa questão que tem deixado a população aflita.
“A obra foi planejada devido à necessidade de abastecimento em Guaraná, já que o rio Araraquara, que abastece a comunidade, não possui nenhuma reserva para a população. Por isso, em períodos de escassez de chuva, o distrito é um dos primeiros lugares a aderirem o racionamento”, explica o secretário.
A barragem teve sua capacidade de armazenamento de água aumentada em 30 milhões de litros após o início das obras. Essa nova dimensão aumentará ainda mais a capacidade de armazenamento da barragem e, assim, gerar mais segurança no abastecimento de água para a população em períodos de seca.
“Chegamos à conclusão que se aumentássemos um metro a mais de lâmina d’água iríamos adquirir uma reserva maior. Um investimento pequeno que vai resultar em 30 milhões de litros a mais”, pontua o secretário.
Secom PMA